sexta-feira, 2 de abril de 2010

As faces da Deusa ( parte III )

Na Wicca não temos uma figura central, que decide os rumos tomados pela religião, como há o Papa no Cristianismo. A estrutura da Wicca é celular. Cada grupo, sempre pequeno, é independente e não presta contas a um "poder maior". Todo praticante da Wicca é seu próprio sacerdote. A Deusa não possui intermediários. Cada ser humano é capaz de entrar em contato direto com Ela.

Na Wicca, nós não acreditamos nos Deuses, nós os conhecemos e os experimentamos através de experiências místicas. Nós sabemos que eles existem. Pois os Deuses não são apenas símbolos psicológicos. São também realidades manifestas. Fazem parte de nossas vidas, de nosso cotidiano, podemos senti-los, o que nas religiões cristãs não existe, pois afinal, elas negam qualquer sensação que não seja fisicamente comprovável.

Depois de tanto tempo de racionalismo cartesiano, de valorização à razão como a mais bem acabada faculdade da mente humana e de positivismo valorizando as ciências objetivas em detrimento dos processos subjetivos e da luz, com a volta da Deusa, o emocional, o intuitivo, o inconsciente, as sombras, o subjetivo tornam a ser valorizados na nossa sociedade.

Pois vimos ser ilusão a idéia de que tudo isso é algo menor do ser humano a ser superado com o "progresso" da humanidade. A razão e a intuição, o objetivo e o subjetivo, o consciente e o inconsciente, a luz e as sombras etc são apenas lados da mesma moeda, igualmente importantes. A filosofia e a ciência da era do patriarcalismo fizeram com que determinados dons fossem vistos como "evoluídos" e outros como "atrasados", ao mesmo passo que as religiões patriarcais fizeram com que os primeiros fossem considerados benéficos, de Deus, e os segundos, maléficos, do Diabo.

Hoje, podemos novamente aceitar ambos como complementares.

Vemos assim como é importante a volta da Deusa no nosso mundo. É algo inevitável, que está acontecendo por uma real necessidade. Faz parte das mudanças pelas quais o planeta passa de tempos em tempos. A volta da Deusa não passa de um outro nome para o que uns chamariam de Nova Era, Era de Aquário ou Novo Aeon.

(Texto de Dri e Quíron)


A Wicca ...

Como religião, ela nos ensina as múltiplas maneiras de nos conectarmos com o Sagrado. Como filosofia, ela mostra como crescer pessoal e interiormente. E como estilo de vida, ela reflete seus ensinamentos religiosos e filosóficos em nosso cotidiano.

Wicca para Bruxos Solitários - Claudiney Prietto - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores